A Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, já foi palco de muitos eventos históricos, mas nenhum deles superou, em público e impacto espiritual, a Missa de Envio presidida pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013.
No dia 28 de julho de 2013, cerca de 3,5 a 3,7 milhões de pessoas participaram da celebração com o Santo Padre, conforme números divulgados pelo Vaticano. Foi a primeira viagem apostólica de Francisco como Papa, e se tornou um marco inesquecível da força da fé católica e da comunhão da juventude com a Igreja.
Em comparação, o cantor britânico Rod Stewart reuniu cerca de 3,4 milhões de pessoas em um show gratuito em Copacabana, na virada do ano de 1994. Já a cantora Madonna, em 4 de maio de 2024, atraiu aproximadamente 1,6 milhão de fãs no encerramento de sua turnê. Agora, com o show de Lady Gaga, ocorrido nesse sábado 3, as estimativas apontam um público de 2,3 milhões de pessoas.
Apesar da grandiosidade desses eventos musicais, nenhum supera o que foi vivido na JMJ 2013: um mar de fiéis em oração, adorando Jesus Eucarístico e respondendo ao chamado do sucessor de Pedro.
Enquanto Copacabana segue sendo palco de shows impressionantes, o maior espetáculo continua sendo o da fé. A presença do Papa Francisco permanece como o evento mais multitudinário da história da praia — e, mais do que números, foi um sinal da força viva do cristianismo no coração do povo.